Ferramenta Web Para medir qualidade da água
- Jeferson Fiuza Passos
- 14 de jun. de 2016
- 2 min de leitura
"É crescente o número de trabalhos que envolvem o monitoramento da qualidade da água, a fim de diagnosticar e servir como ferramenta de gestão deste recurso. A resolução 357/2005 do CONAMA determina os níveis adequados para os parâmetros físico-químicos e biológicos em que devem enquadrar-se os corpos hídricos. Devido à complexidade de analisar todos estes parâmetros, existem indicadores como o IQA, desenvolvido para avaliar a qualidade da água bruta através de um índice definido por um produtório ponderado, onde são considerados os principais parâmetros de qualidade de água. No intuito de tornar o cálculo desse índice mais dinâmico, neste trabalho é realizada a reestruturação das equações que descrevem as curvas médias dos indicadores de qualidade que compõem o IQA. Estas equações são utilizadas no desenvolvimento de uma ferramenta web, o BasIQA, que visa facilitar o cálculo do IQA e a visualização dos resultados. Os resultados obtidos demostram que as equações estimadas possuem precisão equivalente ou superior a outros trabalhos da literatura. Além disso, as equações possuem menor complexidade, menor número de parâmetros e curvas definidas por uma única equação. O BasIQA está disponível gratuitamente na web e possibilita a geração de um relatório que facilita o monitoramento das análises."
Download do programa
Usamos uma biblioteca "iqa.h" para armazenar todas as funções e valores necessários para realizar o calculo da media.
O programa deve receber uma entrada de 9 valores conseguidos em laboratório:
Oxigênio Dissolvido
Coliformes Fecais
Potencial Hidrogeniônico
Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO5,20)
Temperatura
Nitrogênio Total
Fósforo Total
Turbidez
Resíduo Total
As variáveis que armazenam eles no programa, são:
o2 - percentual de oxigenio
cf - colifornes fecais
ph - percentual hidrogenico
dbo - demanda bioquimica de oxigenio
ft - fosforo total
nt - nitrogenio total
tu - turbidez
dt - variação de temperatura
st - sólidos totais
Cada equação possui valores fixos que são disponibilizados no artigo junto com as equações. No programa esses valores estão armazenados na biblioteca iqa.h e estão nomeados desta dorma: ep_<nome da equação a qual ele pertence>_<letra do valor>.
AS equações estão armazenadas na mesma biblioteca (iqa.h). Para cada equação foi feita uma função que retorna um Double, elas estão nomeadas da seguinte forma: e_<nome da equação>.
Abaixo temos a função e_o2() que recebe o valor de percentual de oxigênio, que está armazenado na variável o2 da função main:
double e_o2(double o2){
if(o2 == 140)
return 47;
else
{
double a;
a = pow(o2 + ep_o2_b, 2);
return ep_o2_a * exp(a/ ep_o2_c);
}
}
Posts recentes
Ver tudoSolução para o problema "ímpar, par ou roubo" - 2059 do Uri, em java. (PROBLEM 2059 - ODD, EVEN OR CHEATING) import java.util.Scanner;...
留言